Uma aeronave sobrevoa um aeródromo, no FL100, o QNH no momento do sobrevoo é de 1007,2 hPa e a elevação do aeródromo é de 3.000 pés. Com base nestas informações, pode-se afirmar que a altura do voo é de:

a) 3.000 pés ×
b) 6.820 pés 
c) 7.000 pés ×
d) 7.180 pés ×

A primeira coisa a se fazer é desenhar o nível do mar (QNH) e o QNE, que é o ajuste padrão de 1.013,2 hPa – pressão utilizada em voo de cruzeiro.

Note que o QNE está abaixo do QNH, pois como já sabemos, quanto mais baixo temos mais pressão, e quanto mais alto menos pressão.

Com o desenho fica fácil ver que eu estou voando mais baixo do que se eu estivesse voando com o ajuste no QNH. Mas quantos pés mais baixo?

É simples, como 1hPa representa 30 ft, multiplicamos à diferença entre o QNH e o QNE por 30:

 1013,2
-1007,2
————
6

6×30 = 180 ft.

Como estamos voando abaixo, subtraímos esses 180ft de 10.000, que nos resulta em 9.820 ft – Essa é minha altitude verdadeira.

Entretanto, a questão pede ALTURA, e não altitude. E como também sabemos, altura é a distância entre a aeronave e o ponto de referência, no caso o Aeródromo que está a 3.000 ft. Então, Simplesmente subtraímos 3.000 de 9.820, e chegamos na resposta de 6.820 ft.

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