O sistema de lubrificação mais utilizado em motores aeronáuticos é do tipo:

a) misto 
b) por pressão ×
c) por salpique ×
d) todos anteriores ×

Você sabe o que é um sistema de lubrificação por salpique, por pressão e mista?

Vamos explicar cada um destes 3 sistemas:

Lubrificação por salpique – Neste sistema de lubrificação, o óleo é espalhado dentro do motor devido o movimento dos seus componentes, como por exemplo a biela chocando-se com o óleo que se encontra dentro do cárter, desta forma, jogando óleo para todos os lados.

Lubrificação por pressão – Neste sistema, o óleo lubrificante é impulsionado sob pressão para diversas partes do motor, através de uma bomba de óleo. Essas partes podem ser os canais dentro do eixo de manivelas e das bielas, chegando no pino do pistão e, nas paredes dos cilindros, por exemplo (locais de difícil acesso, onde a lubrificação por salpique não consegue lubrificar).

Lubrificação mista – É o sistema que consiste em lubrificar algumas partes por salpique, e outras partes por pressão. Ou seja, lubrificação mista é a unificação dos dois sistemas anteriores.

Dessa forma, sistema mais eficiente é o misto, pois combina-se a melhor eficiência de ambos os sistemas e é por este motivo que ele é o mais utilizado em motores aeronáuticos.

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