a) mantendo-se estabilizada a RPM, o aumento da velocidade poderá provocar um estol de pá ou de ponta de pá ✓
b) considerando-se que a variação do passo diminui com o aumento da velocidade, a pá que recua operará com o menor ângulo em alta velocidade ×
c) ultrapassar a VNE eventualmente pode provocar uma sensível queda de P.A ×
d) a variação de passo cíclica é desnecessária em voo picado ×
Na verdade, o estol não acontece devido a grande velocidade, e sim devido ao batimento da pá que recua.
É sabido que quanto maior a velocidade aerodinâmica, maiores serão os batimentos. A pá que avança bate para cima e diminui o ângulo de ataque, a pá que recua bate para baixo e aumenta o ângulo de ataque, certo?
Como a pá que recua bate para baixo e aumenta o ângulo de ataque, ela atingirá o ângulo crítico, e se ultrapassada a VNE (Velocidade nunca exceder), essa pá entrará em estol.
É por esse motivo que a resposta correta é “Mantendo-se estabilizada a RPM, o aumento da velocidade poderá provocar um estol de pá ou de ponta de pá.”
Leave A Comment?