Em caso de estol de ponta de pá, o piloto deve tomar as seguintes providências, em relação ao cíclico, coletivo e manete?

a) trás, abaixo e fechar ×
b) frente, acima e fechar ×
c) trás, abaixo e manter 
d) frente, abaixo e abrir ×

O cíclco para trás tem a intenção de fazer com que a aeronave saia do voo de translação que está e pare, ou seja, diminuir a velocidade do helicóptero em si.
A ideia é: Quanto mais velozes estamos, mais batimento temos. Um grande batimento provoca grande aumento do ângulo de ataque na pá que recua e isso pode ser, inclusive, o gênese desse stall de ponta de pá.

Então, trazemos o cíclico para trás para “frear” a aeronave e diminuir o batimento.

É possível que somente essa ação já tire a pá do stall de ponta de pá (caso esse tenha ocorrido pelo demasiado ângulo de ataque provocado pelo batimento da pá que recua, o que aliás é a causa comum), mas mesmo assim temos que tomar outras ações…

É possível que alguns fabricantes falem em aumentar a RPM, porque uma forma de sair da condição de stall é aumentar a velocidade. Mas no caso, essa questão não tem essa opção, então, adotemos a opção tradicional: Manter a manete, ou seja, não interferir no conjugado.

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