IHP = BHP + FHP ✓
THP = BHP – FHP ×
IHP = BHP – FHP ×
BHP = IHP – THP ×
Primeiramente vamos entender cada uma das siglas que aparecem:
IHP – Indicated Horse Power: É a Potência Indicada, é a energia calorífica transformada em energia mecânica na cabeça do cilindro. A combustão produz uma força na cabeça do cilindro que o faz descer, certo? Essa força é essa potência, a Indicada.
BHP – Brake Horse Power, a Potência Efetiva: É a potência disponível no eixo após as perdas. Não é toda a potência desenvolvida na cabeça do cilindro que chega no eixo, porque a potência desenvolvida na cabeça do cilindro tem que vencer todos os atritos. Então a Potência Efeitica será menor do que a Indicada.
FHP – Friction Horse Power, Potência de Atrito: É sempre negativa. É a potência gasta para vencer as forças de atrito mencionadas a cima.
THP – Trust Horse Power, a Potência Útil: É a potência desenvolvida sobre o avião. Chega uma potência X no eixo, mas a hélice não é capaz de transformar toda essa potência em força sobre o avião, por isso a THP é inferior a potência efetiva (disponível no eixo);
Dito isso, podemos perceber que a igualdade correta é: IHP = BHP – FHP
A potência indicada (desenvolvida na cabeça do cilindro) = Potência Efetiva (disponível no eixo) – Potência de Atrito
Lembra que a potência efetiva (no eixo) é menor do que a potência indicada, porque parte dessa potência exercida na cabeça do cilindro é gasta para vencer o atrito? Pois bem, vamos fazer com números para facilitar. Vamos imaginar que a potência Indicada (IHP) é 200 HP e a Potência de Atrito = -50 HP. Se 200HP é desenvolvido na cabeça do cilindro e 50HP são gastos para vencer o atrito, sobrou 150 HP no eixo do motor (BHP), certo?
Vamos colocar na igualdade agora:
IHP = BHP – FHP
200 = 150 – (-50)
(igualdade satisfeita)!
Leave A Comment?