O parafuso é uma manobra:

a) comandada ×
b) acidental ×
c) comandada ou acidental 
d) N.D.A ×

Se tem alguma experiência que um piloto nunca gostaria passar, o parafuso é ela! A não ser se a manobra for causada propositalmente, a fim de se treina-la.

Para iniciar um parafuso propositalmente, o piloto deverá erguer gradualmente o nariz do avião como se fosse realizar uma perda normal, quando o avião estiver prestes a estolar, o piloto pressiona um dos pedais a fundo, provocando uma derrapagem. Se o avião derrapar para a direita, o efeito de diedro fará com que a asa direita suba e a esquerda desça. O vento relativo na asa esquerda se inclina para cima, aumentando o ângulo de ataque e causando o estol. Essa asa cai e ao mesmo tempo faz o avião girar fortemente para esquerda devido ao arrasto provocado pelo estol. O nariz do avião desce porque o estabilizador não consegue mais manter a cauda baixa. E assim inicia-se o parafuso.

Agora, o parafuso acidental, é aquele que ocorre sem o piloto ter comandado a mesma. As principais causas dos parafusos acidentais são:

Torque do motor – O torque do motor tende a girar o avião no sentido contrário ao da rotação da hélice. Esse efeito é mais pronunciado quando o motor está em alta rotação e o avião próximo ao estol. Neste caso o torque do motor pode fazer com que uma asa desça e entre em estol, iniciando-se o parafuso

Asas com incidências desiguais – Com o intuito de compensar a influência do torque do motor em voo de cruzeiro, alguns aviões possuem incidências diferentes nas asas, e essa asa com maior incidência tende a estolar primeiro iniciando o parafuso.

Uso de ailerons próximo ao estol – A asa tende a estolar no lado em que o aileron DESCE, podendo dar origem ao estol seguido de parafuso. Isso porque quando um aileron desce, ele abaixa o bordo de fuga da asa, o que equivale a aumentar o ângulo de ataque. E isso pode provocar o estol, e é justamente por essa razão, que durante o pouso é recomendado que o piloto corrija o nivelamento das asas utilizando o leme, em vez dos ailerons.

Curvas – Geralmente, o estol numa curva é acompanhado por uma derrapagem ou glissada, que dá início ao parafuso. Cabe ao piloto evitar esse tipo de estol, mantendo velocidade suficiente durante uma curva.

Was this article helpful?

Related Articles

Leave A Comment?