Quando existe onda de choque num avião?

a) antes do Mach-Crítico ×
b) depois do Mach-Crítico ×
c) no Mach-Crítico 
d) Acima de 2 Mach ×

Quando o fluído flui no meio a uma velocidade igual ou superior a velocidade do som, cria-se uma onda de choque nesta transição da velocidade mais baixa para a velocidade mais alta (isto conceitualmente pode não ser tão correto, mas para entendermos colocamos desta forma).

A onda de choque é um aumento acentuado da pressão que surge quando um fluído atinge a velocidade do som no meio em que flui. Esta onda de choque tem alta densidade e uma série de coisas ruins para o voo quando em cima da asa. Lembra que a velocidade de fluído em cima da asa é maior que a velocidade do fluído em baixo da asa? Aprendemos isso nas aulas de teoria de voo. Portanto a velocidade do fluído em cima da asa (extradorso) é sempre maior do que a velocidade do avião, exemplo:
Se a velocidade do avião for 550 kt a velocidade do ar em cima da asa será 600 kt. Vamos imaginar que a uma dada temperatura T a velocidade do som é 600 kt. Enquanto o avião voa a 550 kt ele não está na velocidade do som, entretanto o fluído em algum ponto em cima da asa já atingiu a velocidade do som, esse 550 kt é o que nós vamos chamar de Mach Crítico. Já aprendemos como calcular o Mach, que é dividindo a velocidade do avião 550 por 600 (0.91). Portanto o MACH CRÍTICO neste exemplo é 0.91.

Entendemos então que o Mach crítico é o Mach em que o avião voa onde o fluído (ar) em algum ponto da asa já atingiu a velocidade do som, criando a onda de choque. Concluímos então que a onda de choque sempre aparecerá primeiro no Mach Crítico.

Was this article helpful?

Related Articles

Leave A Comment?