Exatamente, quanto mais alto, menos temperatura (por padrão, pois pode acontecer uma “Inversão térmica”, que a temperatura aumenta conforma ganha altitude).
Mas como já explicado, devemos trabalhar com a DIFERENÇA entre a temperatura real e a temperatura ISA. No erro de temperatura, quanto maior a diferença entre a ISA e temperatura real, maior sera altitude da aeronave, e quando a diferença entre essas duas temperaturas forem negativas, estaremos voando abaixo da altitude indicada.
Matematicamente, para cada 10ºC de diferença entre a temperatura real e ISA, haverá 4% de erro na altitude, que é calculada com essa fórmula:
(T-SA) x 0,4 x FL
Exemplo de cálculo:
FL050 e temperatura de +15ºC.
ISA para o FL050 é 5ºC
(15-5) x 0,4 x 50
10 x 0,4 x 50
4 x 50
+200
5000 + 200 = 5.200 pés.
Ou seja, no altímetro o piloto está vendo 5.000 pés, mas na verdade a aeronave está voando com 5.200 pés.
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