Um helicóptero pesando 10.000 LBF, a partir do voo pairado, tem seu rotor inclinado 30 graus a frente, sem que o piloto altere a posição do coletivo e da manete. Neste caso a componente vertical da sustentação e a tração valerão, respectivamente:

a) 9660 Lbf e 2590 LBF
b) 2590 Lbf e 9660 LBF ×
c) 38610 Lbf e 10351 LBF ×
d) 10351 Lbf e 38610 LBF ×

𝑇 = 𝐹 𝑥 𝑆𝑒𝑛 (𝛾)
𝐿 = 𝐹 𝑥 𝐶𝑜𝑠(𝛾)

Cos (30º) = 0,86
Sen (30º) = 0,5

Ele fala assim: Num voo pairado o rotor está produzindo F = 10.000 LBF, porque não está inclinado e tem que estar produzindo a mesma força que o peso.
Se a gente inclinar sem mexer no coletivo, não vai mexer na força, então o rotor continuará produzindo 10.000 LFB

Agora é só colocar na fórmula:

𝑇 = 𝐹 𝑥 𝑆𝑒𝑛 (15º) ==> T = 10.000 x 0,2588 =2.588 LBF
𝐿 = 𝐹 𝑥 𝐶𝑜𝑠(15º) ==> L = 10.000 x 0.9659 = 9.656 LBF

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