1003,2 hpa ×
1010,2 hpa ×
1013,2 hpa ×
1023,2 hpa ✓
No FL085 o avião está voando ajustado QNE, que é 1013,2 hpa. A única possibilidade de voarmos com altitude verdadeira acima do indicado, é a pressão QNH do local que estamos voando ser maior que 1013,2 hPa (conforme figura abaixo)
Quando desenhamos isso, da pra ver que a linha de referencia QNH está abaixo do 1013,2. Pois quanto mais baixo, maior a pressão, certo?
Agora temos que descobrir quantos hPa tem entre o QNE e QNH: Se estamos voando 300 ft acima da indicada, temos que dividir esses 300 por 30 (pois cada 1 hpa equivale a 30ft):
300/30=10 hpa de diferença
Como lá em baixo a pressão é maior que em cima, somamos esses 10 hpa nos 1013,2, ficando com 1023,2 hPa
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